terça-feira, 31 de março de 2009

CDL faz pesquisa para conhecer destino de material descartável

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão encampou a campanha Recicla CDL, coordenada estadualmente pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC). O primeiro passo da campanha em Tubarão foi à realização de uma pesquisa para saber que destino os associados da CDL dão aos materiais descartáveis, como pilhas, lâmpadas, computadores e seus componentes, baterias e aparelhos de celulares, entre outros.
Segundo o presidente da CDL, Walmor Jung Júnior, o objetivo da campanha é mobilizar os lojistas e seus colaboradores para que deem o destino corretamente ecológico aos materiais descartáveis. Para Walmor, agindo corretamente, todos estarão contribuindo com uma melhor qualidade de vida e tornando a cidade mais ecologicamente correta. Para ele, está destinação correta ao lixo descartável, passa pela consciência de cada um. “Se cada um cumprir com a sua parte, com certeza teremos uma cidade com melhor qualidade de vida”, avalia.
Neste primeiro momento da campanha Recicla CDL, foi efetuada uma pesquisa juntos aos associados da entidade para identificar o destino de materiais descartáveis e equipamentos de forte agressão ao meio ambiente e à saúde. A pesquisa em Tubarão atingiu um universo de 300 lojistas, com retorno de 14%.
Na resposta sobre que destino a dar ao material descartável, em relação às pilhas, 44% responderam que as colocam no lixo comum; 21% não sabem onde colocar e 35% disseram que dão outro destino. Já em relação às lâmpadas fluorescentes, 51% as depositam no lixo comum; 33% não sabem onde colocar e 16% dão outro fim. Com as baterias e celulares a pesquisa constatou que 15% depositam no lixo comum; 38% não sabem que destino dar ao material e 47% dão outro fim. Já em relação ao destino dado a computadores e suprimentos, 26% dos pesquisados colocam este tipo de material no lixo comum; 16% não sabem o que fazer com eles e 58% acabam dando outro destino a este material. Em relação ao papel, 44% responderam que colocam no lixo comum, não sabem onde colocar foi 0% e56% responderam que utilizam a coleta seletiva de lixo. Em relação a outros materiais descartáveis, 60% depositam no lixo comum; 7% não sabem onde colocar e 33% dão outro fim.
Além destes destinos dados ao lixo descartável, outros foram citados, como entrega em lojas de informática, entrega em mercados, empresa de reciclagem e doação para a Combemtu. Em relação às lâmpadas fluorescentes, alguns responderam que devolvem às lojas, o mesmo acontecendo com baterias e celulares. Outros responderam que as pilhas são depositadas em um coletor no Giassi Supermercados e ao lado dos Correios, no bairro Humaitá. Em relação ao papel, alguns responderam que fazem doação às instituições, vendem para reciclagem ou entregam aos catadores.
O passo seguinte da campanha é estabelecer ações coordenadas, em nível estadual, visando à conscientização e o destino adequado ao material descartável.
Informações sobre o Recicla CDL pelo telefone 3626-2022 ou diretamente na CDL de Tubarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário