quinta-feira, 16 de abril de 2009

CDL e Cedup unidos para criar curso técnico em vendas

A criação de um curso técnico de nível médio em vendas em Tubarão, começou a ser discutido nesta segunda-feira (13) entre a direção do Cedup e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A meta é abrir as vagas para o ano letivo de 2010, buscando a qualificação do trabalhador do comércio, transformando o balconista em um consultor de vendas.
O primeiro encontro na noite de segunda-feira no Cedup reuniu o diretor do estabelecimento, Valdir Avelino de Souza e seu pessoal técnico, com o presidente da CDL, Walmor Jung Júnior, os diretores da Comissão de Qualificação, Genovêncio Bittencourt, Yaser Ulthman, Hercilio de Oliveira Souza e o diretor executivo Pedro Paulo Nascimento.
A direção do Cedup, de acordo com as normas da Secretaria de Estado da Educação, apresentou a grade curricular do curso equivalente ao segundo grau. O presidente da CDL vai analisar o material e na próxima semana uma reunião definitiva acontece para selar o acordo de parceria.
Gerando o maior volume de recursos e, conseqüentemente, o maior recolhimento de impostos, concorrendo diretamente para a sustentabilidade econômica do país, o potencial do comércio fica evidente. Em Tubarão não é diferente. O município ocupa a 13ª posição populacional e a nona em economia de Santa Catarina.
Proporcionalmente à população, Tubarão ocupa a terceira posição em consultas de crediário no estado. Em quantidade de empresas, segundo dados de 2007, Tubarão possui 7.830, sendo que o comércio representa 41%; serviço 49% e indústria 10%. Em termos de arrecadação, o comércio de Tubarão representa 35%, contra 32% do serviço e 33% da indústria. Os dados confirmam a importância do varejo para a economia de Tubarão, com forte apelo de atração da população regional para o município.
A CDL, segundo Walmor Jung Júnior, trabalha pelo fortalecimento da atividade não apenas buscando focos de atração, como o Dia D, Natal Luz e Uniluz, mas também a qualificação do setor. “São ações que buscam requalificar quem já atua no comércio e quem busca ingressar na área de vendas”, ressalta. Para isso, a CDL tem oferecido cursos como o Programa de Qualificação do Varejo (PQV) voltado a quem já esta no mercado de trabalho e mantém parceria com o NEP na formação de novos vendedores. “O curso proposto pelo Cedup abre um grande leque para a profissionalização por ser mais abrangente e ter maior duração, qualificando para o mercado de trabalho”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário